Saiba+ Tocantins Serras Gerais

O Tocantins é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo o seu mais novo estado. Está localizado a sudeste da Região Norte e ocupa uma área de 277.720 km². Sua capital é a cidade planejada de Palmas.

O nome “Tocantins” é uma referência ao rio Tocantins e é um termo oriundo do tupi antigo que significa “bicos de tucanos”, através da junção dos termos tukana (“tucanos”) e tim (“bicos”). O nome do rio, por sua vez, é uma referência à tribo indígena que habitava a região na época da chegada dos primeiros colonizadores portugueses.

Serras Gerais

Umas das maiores cadeias de serras do Brasil cortam a região sudeste do estado de Tocantins que, além de belos atrativos naturais, reúne cidades antigas acolhedoras, que abrigam casarios, igrejas, ruínas e uma cultura popular ainda preservada, que pode ser conhecida nas suas festas religiosas e na culinária típica.

Principais atrativos

Rio Azuis – Considerado o menor rio do Brasil, com pouco mais de 100 metros de extensão, impressiona pela coloração azulada e cristalina da água.

Dunas dos Totens – Pelo caminho, belas veredas até as dunas de areias avermelhadas e formações que remetem a paisagens cinematográficas.

Cachoeira do Registro – Nessa bela cachoeira, é comum as andorinhas presentearem o turista com seu belo balé. O poço de águas transparentes e areias brancas são ideais para o banho e para o relaxamento, embalados pelo canto de pássaros pretos.

Garganta – Aqui a Serra Geral se abre em dois vales, proporcionando uma gigantesca vista do cerrado e de suas torres rochosas.

Cânion Encantado – Águas que descem das montanhas esculpindo rios entre pedras e encantando os visitantes. Assim é esse cânion e suas quatro quedas com mais de setenta metros de altura. Os poços e a areia fina formam pequenas praias que favorecem o repouso e a contemplação.

Natividade – Patrimônio histórico nacional e considerada uma das sete maravilhas arquitetônicas do país, a cidade da Natividade, fundada no Ciclo do Ouro, abriga manifestações genuínas da fé e dos costumes do povo brasileiro. Não deixe de se deliciar com o biscoito Amor Perfeito, tradicional da cidade.

Cachoeira da Fumaça – Uma cortina d´água que o Rio Balsas forma e despeja em um belo cânion. O volume e força é tal que parte da água se vaporiza, sobe novamente e se desloca cânion adiante. Daí seu nome, Cachoeira da Fumaça.

Fonte: Tocantins – A Sétima Maravilha da Amazônia; Revelando Tocantins
Saiba+ Tocantins Serras Geraiselson